Avaliação de variáveis prognosticadoras de melhora clínica aguda na terapia de ressincronização cardíaca
Evaluation of variables predictors of acute clinical improvement with cardiac resynchronization therapy

REBLAMPA Rev. bras. latinoam. marcapasso arritmia; 16 (2), 2003
Publication year: 2003

A estimulação biventricular apresenta bons resultados no tratamento de insuficiência cardíaca congestiva (ICC)refratária em portadores de miocardiopatia dilatada (CMD) com distúrbios de condução intraventricular. Atualmente um dos pontos centrais das pesquisas é identificar os pacientes que obterão maiores benefícios do tratamento.

Objetivo:

Avaliar variáveis hemodinâmicas, clínicas e eletrocardiográficas prognosticadores de maior benefício a curto prazo em portadores de ICC previamente selecionados submetidos a implante de marcapasso biventricular.

Método:

De dezembro de 1999 a março de 2002 foram estudados 47 pacientes submetidos a estimulação biventricular, sendo que 19 (40,4%) apresentavam cardiopatia isquêmica, 11 (23,4%), cardiopatia de origem chagásica e 17 (23,4%), idiopática. Exames clínicos e de propedêutica armada, que constavam de avaliação da classe funcional (CF), teste de caminhada de 6 minutos, ecodopplercardiograma bidimencional (para avaliação da insuficiência mitral e da FE) e eletrocardiograma de superfície (para avaliação da largura do complexo QRS e do padrão do bloqueio de ramo), foram realizados um dia antes da operação e novamente no 10° dia de pós-operatório.

Resultados:

Apenas uma paciente não obteve melhora clínica com o tratamento. Os pacientes em CF IV apresentaram maior incremento na distância percorrida no teste de caminhada.

Conclusão:

A CF IV no pré-operatório revelou-se um prognosticador de maior benefício a curto prazo na estimulação biventricular. A etiologia da CMD, o grau de insuficiência mitral (Imi), o grau estreitamento do QRS e o tipo de bloqueio de ramo não influenciaram os resultados agudos no grupo de pacientes estudados.

More related