Coroidite toxoplásmica unilateral: apoptose retiniana com migração de células pigmentares
Unilateral toxoplasmic choroiditis: retinal apoptosis with pigment-containing cells migration
Rev. AMRIGS; 51 (2), 2007
Publication year: 2007
No relato de um caso de toxoplasmose, com as lesões secundárias, os autores mostram como devem ser entendidos os achados anatomopatológicos. Em face do avanço da tecnologia e do infindável número de trabalhos correlatos, é importante detalhar o significado de cada alteração nos diversos segmentos das membranas oculares.
Essa é a razão da valorização das técnicas clássicas de rotina e do destaque dado às seguintes partes:
1 A clínica 2 a macroscopia, mostrando a gravidade da inflamação ocular. 3 A microscopia com as etapas para o diagnóstico etiológico, nas quais se procuram correlacionar os achados dos corantes de rotina HE, azul de toluidina e tricrômico com as reações específicas imunohistoquímicas para toxoplasma. 4 Imagens que visam a separar a inflamação da coróide, do processo degenerativo secundário da retina, a apoptose. 5 Degeneração cistóide da retina e evidência, anatomopatológica, de apoptose retiniana e migração de células do epitélio pigmentar para a retina. 6 Comentários sobre os significados da retinopatia pigmentar, da retinite pigmentosa e da apoptose
In a report of a toxoplasmosis case with secondary lesions, the authors show how the anatomopathologic findings should be understood. In face of the technological improvements and the great number of related works it is important to specify the meaning of eachchange in ocular membranes.