Implantação da atenção farmacêutica em uma unidade de atenção primária à saúde do Brasil: avaliação qualitativa por uma equipe multiprofissional
Implementation of pharmaceutical care in a primary care unit of the unified health system in Brazil: qualitative evaluation by a family health team
Rev. APS; 15 (3), 2012
Publication year: 2012
Introdução:
A Atenção Farmacêutica é uma prática centrada no paciente cujo propósito é a redução de morbimortalidades associadas ao uso de medicamentos. Mesmo com o reconhecimento do seu impacto clínico positivo, o oferecimento dessa pelos sistemas públicos de saúde tem sido discutido em diferentes instâncias e não se encontra consolidado. Este trabalho propôs, a partir da experiência de uma equipe multiprofissional, avaliar a implantação de um serviço de Atenção Farmacêutica em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde do Brasil. Utilizou-se análise qualitativa de entrevistas elaboradas a partir de um roteiro semiestruturado.Foram identificadas três fases de avaliação do serviço:
período pré-implantação, implantação e pós-implantação. Os profissionais descrevem as descobertas do serviço e avaliam a implantação do mesmo no Sistema Único de Saúde e a importância da inserção do profissional farmacêutico em uma equipe multiprofissional.
Pharmaceutical Care is a patient-centered practice whose purpose is the reduction of morbidity and mortality associated with medication use. Even with the recognition of the positive clinical impact of this practice, its offering by the public health systems has been discussed on various levels and is not yet consolidated. This work proposes, based on the experience of a multidisciplinary team, to evaluate the implementation of a Pharmaceutical Care service in a Primary Health Unit of the Unified Health System in Brazil. We used qualitative analysis of interviews conducted from a semi-structured script.