A experiência da avaliação da gestão da atenção básica em Santa Catarina: construção, desenvolvimento e quatro anos de aplicação
The experience of primary care Management evaluation in Santa Catarina: construction, development, and four years of application
Rev. APS; 18 (2), 2015
Publication year: 2015
A descrição do desenvolvimento do modelo de avaliação,concomitante ao processo de formação e desenvolvimentode capacidade institucional em monitoramento e avaliaçãono estado de Santa Catarina, foi realizada utilizandocomo fonte os relatórios parciais e finais das atividades docentro colaborador, trabalhos científicos já publicados arespeito da Avaliação da gestão da atenção básica, em SantaCatarina.
Três aspectos norteiam o relato:
concepçãoteórica do modelo de avaliação; aplicação da avaliação;e desenvolvimento da capacidade em monitoramento eavaliação. Verificou-se que a experiência trouxe a oportunidadede conciliar o trabalho das instituições de ensinoe pesquisa e das secretarias estaduais e municipais de saú-de, abrindo caminho para futuras parcerias e reafirmandoo papel da pesquisa no desenvolvimento de ferramentasaplicadas à prática da gestão em saúde. A série de aplicaçõesanuais da avaliação foi resultado da inclusão deatores institucionais da Secretaria de Estado da Saúde noprocesso de desenvolvimento do modelo. Ações comopremiação aos municípios com melhores desempenhosna avaliação e a ampla divulgação por web site, semináriose encontros de gestores favoreceram a retroalimentaçãodos resultados e a valorização do processo avaliativo pelagestão estadual e municipal. Os limites identificados forama dificuldade de adaptação aos novos instrumentosde gestão e o estímulo à formação e capacitação verificadopelo número de desistências nos cursos oferecidos.
A description was drawn up of the development of theevaluation model, concomitant with the formation anddevelopment of institutional capacity in monitoringand evaluation in the state of Santa Catarina.