Monitorizaçäo seqüencial do transplante renal com citologia aspirativa
Sequential monitoring of renal transplant with aspiration cytology
Rev. Assoc. Med. Bras. (1992, Impr.); 44 (2), 1998
Publication year: 1998
Objetivo. Avaliar a utilidade da citologia aspirativa renal convencional na monitorizaçao seqüencial da rejeiçao aguda de transplantes renais. Material e Método. 376 punçoes aspirativas renais em 30 pacientes transplantados. Os diagnósticos das situaçoes clínicas em que as aspiraçoes foram feitas foram estabelecidos de maneira independente. Resultados. Na avaliaçao seqüencial "cega" obteve-se 82,7 por cento de representatividade das amostras. Encontraram-se aumentos significativos do incremento corrigido total (ICT) e dos números de células imunoativas por lâminas nos episódios de rejeiçao aguda quando comparados aos valores obtidos durante os períodos de funçao estável do enxerto, necrose tubular aguda e nefrotoxicidade por ciclosporina.
Os parâmetros diagnósticos para rejeiçao aguda foram:
sensibilidade: 71,8 por cento; especificidade: 87,3 por cento; valor preditivo positivo: 50,9 por cento; valor preditivo negativo: 94,4 por cento; e acurácia: 84,9 por cento. Os resultados falsos-positivos para rejeiçao foram devidos, principalmente, a infecçao citomegálica ou subseqüentes ao uso de OKT3 para tratamento de episódios de rejeiçao aguda celular. Em 10 dos 11 resultados falsos-negativos, encontrou-se o diagnóstico de imunoativaçao incipiente, que deve ser considerado como um alerta para a possibilidade de rejeiçao aguda. Conclusoes. A citologia aspirativa renal é um método útil na monitorizaçao seqüencial da rejeiçao aguda no paciente transplantado renal. Os melhores resultados sao obtidos quando os dados da citologia aspirativa sao interpretados juntamente com o quadro clínico.
Trasplante de Riñón/patología, Rechazo de Injerto/patología, Biopsia con Aguja/métodos, Enfermedad Aguda, Técnicas Citológicas, Trasplante de Riñón/inmunología, Muromonab-CD3/uso terapéutico, Inmunosupresores/uso terapéutico, Rechazo de Injerto, Rechazo de Injerto/tratamiento farmacológico, Enfermedad Aguda, Incidencia, Estadísticas no Paramétricas