A broncofibroscopia no diagnóstico etiológico de afecçöes pulmonares em pacientes com síndrome da imunodeficiência adquirida
Bronchofibroscopy in the etiologic diagnosis of lung diseases in patients with acquired immunodeficiency syndrome

Rev. Assoc. Med. Bras. (1992, Impr.); 46 (2), 2000
Publication year: 2000

OBJETIVO:

Avaliar o papel da broncofibroscopia no diagnóstico etiológico de pneumopatias em pacientes positivos ao vírus da imunodeficência humana.

MÉTODOS:

O presente estudo analisa um grupo de 49 pacientes com diagnóstico de síndrome da imunodeficiência adquirida, admitidos no Hospital Nereu Ramos - Florianópolis -SC. Foram selecionados pacientes sintomáticos respiratórios com lesão simples ao exame radiográfico do tórax, sem diagnóstico etiológico confirmado por exame de escarro. Tais pacientes foram submetidos à broncofibroscopia com realização de lavado broncoalveolar, escovado brônquico e biópsia pulmonar transbrônquica. As amostras foram analisados com bacterioscopia pelo Gram, pesquisa de BAAR, citomegalovírus, P. carinii e outros fungos.

RESULTADOS:

A broncofibroscopia foi efetiva na realização do diagnóstico etiológico em 71,43 por cento dos casos. A biópsia pulmonar transbrônquica foi a técnica com maior positividade, firmando o diagnóstico em 59,18 por cento dos casos. A técnica com menor positividade foi o escovado brônquico, com diagnóstico em 4,08 por cento dos casos. O agente etiológico mais freqüente foi o P. carinii (42,8 por cento ), seguido pelo M. tuberculosis (22,86 por cento ). Nenhuma complicação foi observada nos procedimentos realizados.

CONCLUSÃO:

Concluímos no presente estudo que neste grupo de pacientes a broncofibroscopia foi um procedimento seguro e efetivo para o diagnóstico etiológico de afecções pulmonares.

More related