Respostas metabólicas e cardiorrespiratórias ao exercício máximo e submáximo em meninas eutróficas e com desnutriçäo pregressa
Metabolic and cardiovascular responses to maximal and submaximal exercise in eutrophic and stunted girls

Rev. Assoc. Med. Bras. (1992, Impr.); 46 (4), 2000
Publication year: 2000

OBJETIVO:

verificar se a desnutriçäo pregressa, além de causar déficit na estatura de meninas também poderia estar causando uma limitaçäo funcional à capacidade de realizaçäo de exercício máximo e submáximo em bicicleta ergométrica.

CASUÖSTICA:

24 meninas, 12 eutróficas de idade (média + or - DP) 9,13 + or - 0,79 anos; peso 27,64 + or - 3,64 kg; e altura 131,31 + or - 6,04 cm; e 12 com desnutriçäo pregressa; idade 9,75 + or - 1,10 anos; peso 25,16 + or - 2,33 kg; e altura 125,06 + or - 3,90 cm.

METODOLOGIA:

Avaliaçäo clínica e teste ergoespirométrico em bicicleta ergométrica, a partir do qual foram obtidas as variáveis metabólicas e cardiorrespiratórias analisadas.

Protocolo de teste:

2 minutos iniciais a 25 watts, seguidos de incrementos de 15 watts a cada 2 minutos, até a exaustäo.

RESULTADOS:

Testes de esforço máximo: näo foram observadas diferenças entre o grupo de meninas eutróficas (E) e o grupo de meninas com desnutriçäo pregressa (D) para nenhuma das variáveis analisadas: VO2max l/min., VO2max ml/min/kg, VEmax , R, FCmax, por centoFCmax prev e Watts max.

Teste de esforço submáximo:

foram observadas diferenças entre os grupos para as seguintes variáveis: VO2 l/min LA, por cento VO2max , FC LA, por cento FCmax LA, VE LA, por cento VEmax LA.

Näo foram encontradas diferenças entre os grupos para:

VO2 ml/min/kg LA e Watts LA.

CONCLUSAO:

O restabelecimento da relaçäo peso para estatura em meninas com desnutriçäo pregressa, considerado como critério de eutrofia, é válido também para indicar ausência de limitaçäo funcional da capacidade de realizaçäo de exercício

More related