Estudo de confiabilidade da versão em português de uma entrevista estruturada para o diagnóstico de demência
Reliability study of the Brazilian version of a structured interview for the diagnosis of dementia

Rev. Assoc. Med. Bras. (1992, Impr.); 47 (2), 2001
Publication year: 2001

OBJETIVOS:

Avaliar a confiabilidade da versäo em Português da entrevista estruturada para o diagnóstico de demência do tipo Alzheimer, demência por múltiplos infartos e demências de outras etiologias, segundo o DSM- III-R e CID-10 (ENEDAM), validada como um instrumento confiável para ser aplicada a pacientes com um diagnóstico presumido de demência ou "transtorno cognitivo leve" (1 e 2).

MÉTODOS:

Vinte pacientes idosos de nosso serviço, com diagnóstico clínico de demência, foram entrevistados concomitantemente pelos autores, utilizando uma versäo em Português da ENEDAM. As respostas eram anotadas simultaneamente, depois comparadas. A estimativa da confiabilidade dos diagnósticos da versäo em Português da ENEDAM foi baseada nas estatísticas de Kappa (K).

RESULTADOS:

Participaram desse trabalho vinte idosos (sendo 10 mulheres) com idade média de 75,5 anos, com diagnóstico presumido de demência. Nove eram casados, dois solteiros e nove viúvos. O número médio de anos de instruçäo foi 5,3. A média de pontos do Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) obtida nessa amostra foi 16,8. A classificaçäo dos pacientes, segundo sua ocupaçäo profissional, revelou que 12 (60 por cento) eram trabalhadores manuais, enquanto que oito (40 por cento) foram considerados como trabalhadores näo manuais. Em relaçäo ao diagnóstico psiquiátrico, todos eram demenciados, a maioria portadora de demência senil do tipo Alzheimer. As taxas de concordância entre os critérios do CID 10, DSM III-R e as questöes do ENEDAM, mostraram K > ou = 0,87; enquanto que as taxas de concordância entre os entrevistadores, eventualmente mostrou um K<= 0,87.

CONCLUSÄO:

Os valores de Kappa obtidos (K > ou = 0.87) sugerem que a versäo em Português da ENEDAM pode ser considerada um instrumento confiável para ser aplicado a pacientes ambulatoriais brasileiros, com diagnóstico presumido de demência

More related