Rev. Assoc. Med. Bras. (1992, Impr.); 47 (2), 2001
Publication year: 2001
OBJETIVOS:
O objetivo deste estudo foi identificar variáveis que facilitam o aparecimento de complicaçäo pulmonar pós-operatória (CPP) nos pacientes submetidos às cirurgias eletivas de tórax e abdômen alto. MÉTODOS:
Foram estudados 297 pacientes, avaliados e estratificados em baixo, moderado e alto risco para desenvolvimento de CPP através da escala PORT, idealizada por Torrington & Henderson ( 1988). Todos os pacientes foram acompanhados por 72 horas no pós-operatório imediato. Foram consideradas como CPP:
atelectasia com repercussäo clínica ou radiológica, pneumonia, traqueobronquite, broncoespasmo, intubaçäo e/ou ventilaçäo mecânica prolongada. Através da análise univariada, estudamos as seguintes variáveis independentes: idade, grau nutricional (índice de massa corpórea - IMC), sintomas respiratórios, doença respiratória, tabagismo, espirometria e tempo cirúrgico. Posteriormente submetemos tais variáveis à análise de regressäo logística multivariada para avaliar a relaçäo entre as variáveis independentes com a dependente e a chance de CPP. RESULTADOS:
A incidência de CPP observada foi de 12,1 por cento. Para análise estatística utilizou-se a análise univariada e posteriormente a regressäo logística multivariada. Os resultados informam através da razäo de chances (odss ratio-or) a participaçäo das variáveis independentes entre si sobre a dependente (complicou/näo complicou) no evento estudado. Em ambos os tipos de cirurgia, as variáveis encontradas foram: tosse com expectoraçäo amarela (OR= 3.8); a cirurgia torácica em relaçäo a abdominal (OR=2.9); IMC (OR=1.13); tempo de tabagismo (OR=1.03) e tempo cirúrgico (OR=1.007). Na aplicaçäo da análise da regressäo logística considerando somente a cirurgia torácica, as variáveis foram: broncoespasmo (OR= 6.2); IMC (OR= 1.15); tempo de tabagismo (OR=1.04) e tempo cirúrgico (OR=1.007). CONCLUSÖES:
As variáveis de risco pré-operatórias que aumentaram a chance de CPP nas cirurgias de tórax e abdômen alto foram: tosse com expectoraçäo amarela; cirurgia torácica, IMC; tabagismo e tempo cirúrgico. Nas cirurgias de tórax as variáveis encontradas foram:
broncoespasmo, IMC, tabagismo e tempo cirúrgico