Freqüência de sintomas digestivos em pacientes brasileiros com Diabetes Mellitus
Digestive symptoms in Brazilian patients with Diabetes Mellitus

Rev. Assoc. Med. Bras. (1992, Impr.); 47 (2), 2001
Publication year: 2001

Sintomas sugestivos do comprometimento do tubo digestivo säo comuns em pacientes diabéticos, mas estudos comparando as freqüências destes sintomas com as da populaçäo geral säo escassos e näo existem trabalhos dessa natureza com diabéticos brasileiros.

OBJETIVO:

Determinar as freqüências de diferentes sintomas digestivos em amostra näo selecionada de pacientes diabéticos, em comparaçäo às encontradas em pessoas da comunidade.

MÉTODOS:

A ocorrência de 13 diferentes sintomas digestivos foi investigada por meio da aplicaçäo de um questionário padronizado, especificamente estruturado, em 153 diabéticos dos tipos 1 e 2 e em 50 pessoas aparentemente sadias, tomadas como controles.

RESULTADOS:

A freqüência de diabéticos com pelo menos um sintoma digestivo foi significativamente superior à verificada no grupo controle (70 por cento vs 36 por cento, p = 0,01). Freqüências elevadas de plenitude gástrica (30 por cento vs 36 por cento), pirose (30 por cento vs 34 por cento) e de constipaçäo (17 por cento vs 12 por cento), foram observadas tanto entre os diabéticos como nos controles. No entanto, somente a freqüência de um único sintoma, a disfagia, foi significativamente maior entre os diabéticos, em relaçäo ao grupo controle (13 por cento vs 2 por cento, p = 0,02).

CONCLUSÄO:

Estes resultados indicam que a freqüência de sintomas digestivos em diabéticos, apesar de elevada, näo difere da verificada na populaçäo geral, exceto para a disfagia. As freqüências dos diferentes sintomas estiveram próximas das faixas relatadas em estudos do hemisfério Norte, o que näo apóia a hipótese de que fatores inerentes ao meio afetam a ocorrência de queixas digestivas em diabéticos.

More related