Segurança do paciente em Unidades de Terapia Intensiva: desenvolvimento de um projeto de pesquisa
Seguridad del paciente en las Unidad de Cuidados Intensivos: desarrollo de un proyecto de investigación
Patient safety in Intensive Care Units: development of a research project
Rev. Esc. Enferm. USP; 49 (spe), 2015
Publication year: 2015
RESUMO Objetivo Relatar a experiência sobre os diferentes processos envolvidos no desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa em Segurança do Paciente em Unidades de Terapia Intensiva.
Método Estudo com delineamento misto:
coorte histórica para a coleta dos dados dos pacientes e eventos adversos/incidentes e transversal para a coleta dos dados da equipe de enfermagem. A coleta de dados ocorreu durante 90 dias, em 2012, no Instituto Central do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e o Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.Processos desenvolvidos A pesquisa envolveu diversas etapas para sua efetivação:
implantação doNursing Activities Score (NAS) no Instituto Central do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, desenvolvimento de sistema de banco de dados, digitalização de prontuários, treinamento de monitores, extração e carga de dados dos pacientes e coleta de dados durante a passagem de plantão, prontuários. Considerações finais Treinamentos, comprometimento dos pesquisadores e parceria com profissionais da tecnologia da informação foram fundamentais para a qualidade dos resultados obtidos e da produção científica alcançada. Espera-se que esse relato de experiência possa orientar e encorajar os pesquisadores a realizar pesquisas complexas que contribuam para a construção do conhecimento na enfermagem e saúde.
RESUMEN Objetivo Presentar la experiencia acerca de los diferentes procesos involucrados en el desarrollo de un Proyecto de Investigación en Seguridad del Paciente en las Unidad de Cuidados Intensivos.