Acolhimento com classificação de risco: a voz das mulheres
Welcome with risk classificacion: women’s voice
Acogimiento con clasificación de riesgo: la voz de las mujeres

Rev. Baiana Enferm. (Online); 27 (3), 2013
Publication year: 2013

O Ministério da Saúde lança o Acolhimento Com Classificação de Risco (ACCR) em Maternidade como estratégia de mudanças na organização do processo de trabalho em saúde para garantir o acesso e a integralidade. O estudo objetivou analisar a concepção de puérperas sobre o ACCR. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, realizado em uma maternidade pública de Salvador-Bahia, com a participação de 19 mulheres por meio de entrevista semiestruturada, sendo realizada durante o mês de outubro de 2012. As informações foram analisadas por meio da análise de conteúdo de Bardin. As participantes eram adultas, com média escolaridade, que se autodeclararam negras e pardas. Da análise das falas, emergiram quatro categorias: Indicação de atendimento e humanização; Vislumbrando a equidade no atendimento; Sentindo-se acolhida; O ACCR cumprindo seu papel. Mediante os depoimentos, identificou-se que a certeza de vaga para o internamento e para um atendimento humanizado foram os principais motivos que levaram as mulheres a procurarem a maternidade em pauta. Acredita-se que o objetivo da pesquisa foi alcançado, ao identificar que as mulheres se sentiram acolhidas, ao ser-lhes oportunizado a expressão de seus sentimentos, medos e ansiedades, permeados pela escuta qualificada, orientações e informações adequadas. Identificaram-se a necessidade de maiores investimentos, com vistas à ampliação da estrutura física e do processo de atendimento nas maternidades, e a realização de pesquisas com ênfase na saúde das mulheres no ciclo gravídico-puerperal e que destas surjam ideias para novas implementações e implantações do protocolo em outras maternidades.
The Health Ministry launched the Welcome with Risk Classification (ACCR) in Maternities as a strategy for changes in the organization of the working process in health, in order to ensure access and integrality. The study had the purpose of analyzing the notion of women who recently gave birth in relation to the ACCR. An exploratory study with a qualitative approach, performed in a public maternity ward in Salvador, Bahia, with the participation of 19 women, by means of semi-structured interviews. The results pointed out that the women felt welcomed at the moment of their arrival. It was concluded that further investment is necessary with the aim of expanding the physical structure and the attendance process at the maternities.
El Ministerio de la Salud lanza el Acogimiento con Calificación de Riesgo (ACCR) en Maternidad como una estrategia de cambios en la organización del proceso de trabajo en la salud con el fin de garantizar el acceso y la integridad. El estudio tuvo como objetivo analizar la concepción que tienen las puérperas sobre el ACCR. Se trata de un enfoque cualitativo exploratorio realizado en una maternidad pública en la ciudad de Salvador-Bahía, con la participación de 19 mujeres a través de entrevistas semiestructuradas. Los resultados apuntan que las mujeres se sintieron acogidas en el momento de su llegada. Se concluyó que son necesarias mayores inversiones, con vistas a la ampliación de la estructura física y del proceso de atención en las maternidades.

More related