Estudo comparativo entre fentanil por vias peridural e venosa para analgesia de operações ortopédicas
Comparative study of epidural and intravenous fentanyl for postoperative analgesia of orthopedic surgeries

Rev. bras. anestesiol; 54 (5), 2004
Publication year: 2004

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Existem controvérsias sobre o local de ação de opióides lipofílicos após injeção peridural, e alguns autores acreditam que esses fármacos agem no nível supra-espinhal, enquanto outros acham que ocorre ação espinhal. Para tentar esclarecer essa dúvida foi feito estudo comparativo da aplicação de fentanil por vias peridural e venosa após operações ortopédicas de membro inferior.

MÉTODO:

O estudo foi aleatório e duplamente encoberto. Quando apresentavam dor pós-operatória, os pacientes do G1 (n = 14) receberam 5 ml de solução (100 æg de fentanil em solução fisiológica a 0,9 por cento) por via peridural e 2 ml de solução fisiológica a 0,9 por cento por via venosa, os do G2 (n = 15) receberam 5 ml de solução fisiológica a 0,9 por cento, por via peridural e 2 ml de fentanil (100 æg) por via venosa. Foi avaliada a necessidade de complementação analgésica com tenoxicam (40 mg) por via venosa e com bupivacaína a 0,25 por cento (5 ml) por via peridural (quando não havia alívio com tenoxicam). A intensidade da dor foi avaliada pelas escalas numérica e verbal nos momentos M30, M120 e M240 minutos.

RESULTADOS:

O número de pacientes que necessitaram de complementação analgésica, tanto com o tenoxicam (G1 = 10 e G2 = 15 pacientes) quanto com a bupivacaína (G1 = 2 e G2 = 8 pacientes) foi maior no G2. Não houve diferença estatística na intensidade da dor entre os grupos nos tempos avaliados.

CONCLUSÕES:

Nas condições deste estudo o efeito analgésico do fentanil peridural é melhor que por via venosa.

More related