Injeção intravascular acidental de ropivacaína a 0, 5 por cento durante a realização de anestesia peridural torácica: relato de casos
Accidental intravascular injection of 0. 5 percent ropivacaine during thoracic epidural anesthesia: case reports

Rev. bras. anestesiol; 54 (6), 2004
Publication year: 2004

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A ropivacaína foi introduzida na prática clínica há pouco mais de dez anos, associando-se a baixo risco de complicações do sistema nervoso central e cardiovascular. O objetivo destes relatos é apresentar um caso de parada cardíaca e outro de toxicidade neurológica, após injeção intravascular acidental da ropivacaína, durante a realização de anestesias peridurais.

RELATO DOS CASOS:

Trata-se de duas pacientes submetidas a cirurgias plásticas estéticas sob anestesia peridural torácica com ropivacaína a 0,5 por cento. Durante a realização da técnica, uma delas apresentou parada cardíaca em assistolia e a outra, toxicidade neurológica. Prontamente atendidas, ambas apresentaram rápida recuperação, tendo sido possível a realização dos respectivos atos cirúrgicos.

CONCLUSÕES:

O reconhecimento e o tratamento rápidos da injeção intravascular acidental, bem como as características farmacológicas da ropivacaína foram decisivos, em ambos os casos, na boa recuperação das pacientes.

More related