O momento do diagnóstico e as dificuldades encontradas pelos oncologistas pediátricos no tratamento do câncer em Belo Horizonte
The moment of diagnosis and the difficulties encountered by pediatric oncologists in the treatment of cancer in Belo Horizonte

Rev. bras. cancerol; 55 (1), 2009
Publication year: 2009

A percepção e reação da criança diante da doença são influenciadas pela atitude dos pais que, por sua vez, é determinada pela postura do médico frente à patologia e ao tratamento. O objetivo deste artigo foi descrever o momento da comunicação do diagnóstico do câncer infantil para o paciente e a família, e as principais dificuldades enfrentadas pelos oncologistas pediátricos no tratamento da criança com câncer. Como critério de escolha de sujeitos para as entrevistas, os oncologistas precisavam ter especialização e/ou residência em oncologia pediátrica. Foram entrevistados cinco oncologistas pediátricos. As entrevistas semiestruturadas foram gravadas com a autorização dos entrevistados e o material foi analisado através da análise temática.

Essa análise permitiu identificar três grandes categorias em relação ao momento de confirmar o diagnóstico de câncer infantil e as dificuldades encontradas no tratamento da doença:

1) A verdade deve ser dita para as crianças e cuidadores; 2) As dificuldades encontradas na organização e estrutura do serviço de oncologia; 3) A questão da humanização. A comunicação do diagnóstico é um momento delicado para o paciente, familiares e médicos. O oncologista, pelo seu papel de detentor deconhecimento, deve oferecer aos pais a compreensão necessária sobre a doença para que estes possam suportar a doença e o tratamento do filho sem gerar sofrimento neles próprios. Em relação às dificuldades encontradas pelosmédicos no tratamento do câncer, o Sistema Único de Saúde (SUS) precisa ser cúmplice na promoção da saúde,prevenção e tratamento de doenças.

More related