Fechamento de canais arteriais com o dispositivo CeraTM PDA Occluder: mais uma boa opção na caixa de ferrramentas
Percutaneous closure of patent ductus arteriosus with the CeraTM PDA Occluder: another good option in the toolbox

Rev. bras. cardiol. invasiva; 20 (1), 2012
Publication year: 2012

Introdução:

O fechamento percutâneo de persistência dos canais arteriais (PCA) tem sido considerado tratamento de escolha pela maioria dos autores, e diversos dispositivos com diferentescaracterísticas estruturais têm sido utilizados. Apresentamos a experiência inicial do grupo com a nova próteseCeraTM PDA Occluder.

Métodos:

Entre março de 2010 e dezembro de 2011 foram submetidos ao procedimento pacientes com mais de 5 kg de peso, com PCA diagnosticada por meio deecocardiograma transtorácico com mapeamento de fluxo em cores (ETT), sem defeitos associados. O seguimento foi feito com ETT no primeiro, no terceiro e no sexto meses subsequentes, e, a seguir, anualmente.

Resultados:

No total, 18 pacientes foram encaminhados para oclusão percutânea, dos quais 61,2% eram do sexo feminino. As médias das idades e dos pesos foram,respectivamente, de 13,7 ± 9,3 anos e 42,9 ± 20,1 kg. Quanto à morfologia, 11 canais foram do tipo A, 6 foram do tipo E,e 1 pertuito residual após cirurgia. A média dos diâmetros foi de 4,2 mm. O implante foi possível em todos os casos.Foram utilizadas 10 próteses 6-4 mm, 1 prótese 8-6 mm, 3 próteses 10-8 mm e 4 próteses 12-10 mm. Todos os canaisestavam completamente fechados por ocasião do primeiro ETT de controle. Não houve óbitos ou complicaçõesnesta casuística.

Conclusões:

A prótese CeraTM pode ser utilizada para ofechamento de canais de pequeno ou grande calibres com excelente resultado, em crianças e adultos. O procedimento é fácil, seguro, com alta eficácia e baixa morbidade, e pode serexcelente opção para o fechamento percutâneo de PCA. Suas características de flexibilidade sugerem que sejam utilizadas próteses superdimensionadas acima dos 2 mm habitualmenterecomendados.

More related