Cardioplegia cristalóide, barotrauma e funçäo endotelial: consideraçöes experimentais
Crystalloid cardioplegia, barotrauma and endothelium function: experimental considerations
Rev. bras. cir. cardiovasc; 11 (2), 1996
Publication year: 1996
O presente ensaio experimental estudou o efeito da infusao de soluçao cardioplégica cristalóide a altas pressoes sobre a funçao endotelial de artérias epicárdicas de caes. Nao se encontraram alteraçoes a nível de receptores (curvas dose-respostas à ACH e ADP; da transduçao do sinal iniciado nos receptores/sitema de G-proteínas (fluoreto de sódio) e nos processos intracelulares da produçao de EDRF/NO (fosfolipase C e ionóforo do cálcio A23187). A funçao da musculatura lisa vascular nao foi afetada quando se analisaram as respostas relaxantes (nitroprussiato de sódio e isoproterenol) e contráteis (KCI e prostaglandina 2alfa).
Estes achados permitem as seguintes consideraçoes especulativas:
a) O barotrauma produzido pela infusao da cardioplegia cristalóide a altas pressoes ocorreria apenas em circulaçoes coronarianas previamente doentes? b) Uma vez que as infusoes duraram de 2 a 3 minutos, seria o barotrauma coronariano um fenômeno dependente do tempo de infusao? c) Para que ocorra o barotrauma seriam necessários níveis mais elevados de Potássio? d) Questionara existência do fenômeno do barotrauma coronariano produzido pela infusao de soluçoes cadioplégicas pelo menos nas condiçoes experimentais utilizadas. e) A metodologia empregada estuda apenas as reatividades vasculares de artérias coronarias epicárdicas. estas artérias seriam menos sensíveis aos efeitos da pressao de infusao da cardioplegia do que a microcirculaçao coronariana? f) Seria a circulaçao coronária do cao menos sensível a altas pressoes do que do homem? Estas observaçoes experimentais sugerem que a infusao de cardioplegia cristalóide, moderadamente hipocalêmica, a altas pressoes em um tempo de 2 a 3 minutos, nao interfere com a produçao de EDRF/NO pelo endotélio de coronárias epicárdicas do cao.
Barotrauma, Endotelio Vascular/efectos de los fármacos, Pericardio/efectos de los fármacos, Vasos Coronarios/efectos de los fármacos, Endotelio Vascular/fisiología, Pericardio/lesiones, Acetilcolina/farmacología, Adenosina Difosfato/farmacología, Fosfolipasas de Tipo C/farmacología, Calcio/farmacología, Nitroprusiato/farmacología, Isoproterenol/farmacología, Dinoprost/farmacología