Rev. bras. cir. cardiovasc; 11 (4), 1996
Publication year: 1996
Introduçao:
Após o desenvolvimento de válvula de disco em carbono revestida com material biológico, com bons resultados após dois anos de uso clínico, os autores desenvolveram a primeira válvula brasileira de duplo folheto em carbono. A finalidade foi conseguir uma válvula com baixo nível de ruído, com revestimento de material biológico para facilitar a cicatrizaçao no anel valvar e reduzir ao máximo a superfície sintética exposta ao sangue, para se obterem menores índices de reoperaçao, trombose, tromboembolismo e usar menor dose de anticoagulante a fim de evitar acidentes hemorrágicos. Material e Métodos:
A válvula é de duplo folheto com fechamento horizontal e articulado na face interna do corpo, fabricado com Carbolite. É feita em três modelos:
toda em carbono semelhante a outras válvulas em uso; revestida com material biológico, ou com batente de elastômero de silicone com revestimento de material biológico. O batente de silicone tem aspecto denteado, para evitar dano ao material biológico e torna a válvula bastante silenciosa. Cada válvula é testada individualmente em acelerador de pulso (1.OOO pulsaçoes por minuto, durante cinco dias) Entao, sao feitos esterilizaçao, revestimento com pericárdio heterólogo processado em glicerina, montagem e esterilizaçao final em gás ETO, sendo conservada em glicerina. Existem 2 pacientes aórticos operados, com dois e três meses de evoluçao, em uso de anticoagulante oral, tendo sido colocadas válvulas apenas com revestimento de material biológico. Resultados Iniciais:
Sao poucos casos com pequeno tempo de observaçao, destacando-se boa evoluçao clínica, ausência de percepçao do ruído da válvula e presença do sopro sistólico suave comum em todas as próteses cardíacas aórticas. O modelo com batente de silicone acha-se em teste, nao mostrando desgaste ou dano perceptível, após 30 dias de teste contínuo acelerado já equivalente a 1,4 anos de uso clínico. Conclusoes:
A válvula de dois folhetos Biplus apresentou-se com desenho adequado para receber o material biológico e, também, para funcionar com batente de silicone, deixando a válvula bastante silenciosa, para melhor conforto do paciente.