Comportamento da artéria caudal bovina como enxerto biológico vascular alternativo: estudo experimental em cäes (nota prévia)
Bovine tail artery as an alternative vascular biological graft: experimental study in dogs (Preliminary report)

Rev. bras. cir. cardiovasc; 11 (4), 1996
Publication year: 1996

Foram interpostos 2O segmentos de artéria caudal bovina(ACB), tratados com glutaraldeído e formaldeido, nas artérias femorais de lO caes. O período de seguimento pós-operatório variou de l8O a 297 dias.

Foram avaliados:

funçao motora, pulsos (à palpaçao e ao ultra-sônar), variaçoes das pressoes arteriais sistólica, diastólica e média e fluxo através do enxerto, assim como consistência dilataçao e coloraçao quando da retirada. Nao houve óbitos,alteraçoes da marcha ou processos inflamatórios nas feridas. Houve trombose total(l5 por cento), trombose mural focal (30 por cento), reaçao linfoplasmocitária focal da adventícia (lOO por cento), calcificaçao unicamente das miocélulas (5 por cento), reendotelizaçao total (60 por cento) e parcial (30 por cento). Por apresentar adequaçao com diâmetro de pequenas artérias, ter comprimento suficiente para substituir ou atingir diversos segmentos de artérias distais, apresentar rápida endotelizaçao, bem como ausência de rejeiçao, é demonstrada a receptividade ao uso da ACB como enxerto vascular alternativo.

More related