Cirurgia de revascularizaçäo do miocárdio em pacientes com cardiomiopatia isquêmica e disfunçäo ventricular acentuada: resultados imediatos e de longo prazo
Myocardial revascularization surgery in patients with ischemic cardiopathy and severe left ventricular dysfunction: short and long-term results

Rev. bras. cir. cardiovasc; 12 (1), 1997
Publication year: 1997

Objetivo:

Estudar aspectos ainda näo esclarecidos relacionados a parâmetros clínicos pré-operatórios de prognóstico, risco cirúrgico, benefício funcional e sobrevida a longo prazo.

Métodos:

Foram analisados 71 pacientes com diagnóstico de cardiomiopatia isquêmica, com fraçäo de ejeçäo ventricular esquerda <30 por cento e perfusäo miocárdica pela cintilografia TL-201 antes e após a revascularizaçäo do miocárdio no período hospitalar e após a alta, com seguimento médio de 48 meses.

Resultados:

A mortalidade imediata foi de 2,8 por cento e a sobrevida tardia em seguimento de 5 anos foi de 62,8 por cento. Analisando todos os pacientes em relaçäo à curva de sobrevida, näo se verificou correlaçäo da presença ou ausência da onda Q no ECG, com a presença de isquemia na cintilografia TI-201, com o grau de fraçäo de ejeçäo do ventrículo esquerdo e com a intensidade de insuficiência cardíaca (ICC) ou de angina. Comparando-se os pacientes sobreviventes com os que faleceram, verificou-se diferença estatisticamente significante em relaçäo à maior presença de ICC classe funcional IV e de bloqueio de ramo esquerdo nos pacientes que faleceram.

Conclusäo:

As presenças de insuficiência cardíaca classe funcional IV e de bloqueio de ramo esquerdo relacionaram-se a pior prognóstico. Devido ao mecanismo de morte ser multifatorial e a miocardiopatia isquêmica apresentar padräo miocárdico e arterial heterogêneos, é dificil estabelecer índices pré-operatórios de prognóstico para a revascularizaçäo do miocárdio. Os resultados cirúrgicos obtidos a curto e longo prazos demonstram a segurança do procedimento cirúrgico e o seu benefício em aumentar a sobrevida e a qualidade de vida dos pacientes com cardiomiopatia isquêmica.

More related