Fatores preditivos de reversäo a ritmo sinusal após intervençäo na valva mitral em pacientes com fibrilaçäo atrial crônica
Predictive factors to sinus rhythm recover after mitral valve surgery in patients with chronic atrial fibrillation

Rev. bras. cir. cardiovasc; 12 (1), 1997
Publication year: 1997

Pacientes portadores de valvopatia mitral resultante de febre reumática podem exibir fibrilaçäo atrial decorrente de alteraçöes anatômicas e funcionais da musculatura atrial esquerda. Quando a terapêutica da lesäo mitral requer correçäo cirúrgica, observa-se, em alguns pacientes com fibrilaçäo atrial, retorno ao ritmo sinusal. O objetivo do presente estudo foi o de identificar, em pacientes com valvopatia mitral e fibrilaçäo atrial, variáveis capazes de prever o ritmo cardíaco após operaçäo corretiva. Realizamos, para este fim, um estudo retrospectivo das seguintes variáveis: idade, sexo, duraçäo da fibrilaçäo atrial no pré-operatório, diâmetro do átrio esquerdo, fraçäo de ejeçäo, diagnóstico da valvopatia, tipo de operaçäo empregada e presença de operaçäo cardíaca prévia, a partir de: história clínica, eletrocardiograma, ecocardiograma e nota cirúrgica, presentes no prontuário de cada doente.

Os resultados mostraram näo haver diferença estatisticamente significativa entre o grupo com retorno ao ritmo sinusal e o grupo que permaneceu em fibrilaçäo atrial para as seguintes variáveis:

idade, sexo, duraçäo da fibrilaçäo atrial, diâmetro de átrio esquerdo, fraçäo de ejeçäo, tipo de operaçäo realizada e presença de operaçäo cardíaca prévia. Os pacientes com insuficiência mitral e diâmetro de átrio esquerdo menor que 52 mm apresentaram maior chance de retorno para ritmo sinusal após operaçäo (OR = 1,945; p=0,02). A identificaçäo de pacientes com elevada possibilidade de manutençäo de fibrilaçäo atrial, após a operaçäo para correçäo de valvopatia mitral, torna o emprego de terapêutica cirúrgica, para a citada arritmia, procedimento a ser considerado na estratégia definida no pré-operatório. Excluindo-se aqueles com átrio esquerdo menor de 52mm e insuficiência mitral, todos os demais casos com fibrilaçäo atrial crônica seriam candidatos a procedimentos específicos para reversao da arritmia.

More related