Análise do estudo anatomopatológico de pacientes submetidos a cirurgia valvar no InCór - HC FMUSP
Anatomopathological study of patients subjected to valvar surgery in the InCor - HC FMESP

Rev. bras. cir. cardiovasc; 7 (4), 1992
Publication year: 1992

Das 44 necropsias realizadas em pacientes submetidos a cirurgia valvar no ano de l990 no InCór, foram encontradas como causas clínicas de óbito nos pacientes mitrais: coagulopatia e sangramento em 11 casos; baixo débito em 7; choque cardiogênico em 5; choque séptico em 3; falência de múltiplos órgaos em 3; síndrome da angústia respiratória do adulto (S.A.R.A.) em 2; arritmia ventricular severa em 2; tromboembolismo pulmonar (T. E. P.) em 1.

Nos pacientes aórtcos:

coagulopatia e sangramento em 5; choque cardiogênico em 2; septicemia em 3; aneurisma micótico roto em 1; acidente vascular cerebral hemorrágico (A.V.C.H.) em 1; arritmia venticular em 1. Nos pacientes mitro-aórticos: coagulopatia e sangramento em 2; T.E.P. em 2; septicemia em 1; arritmia ventricular severa em 1; S.A.R.A. em 1.

Encontramos como causas anatomopatológicas de óbito nos pacientes mitrais:

choque hemorrágico em 13; falência de múltiplos órgaos em 4; choque séptico em 3; broncopneumonia (B.C.P.) em 4; infarto agudo do miocárdio (I.A.M.) em 3; choque cardiogênico em 3; hemorragia cerebral em 1; S.A.R.A. em 1.

Nos pacientes aórticos:

endocardite em 3; choque hemorrágico em 2; hemorragia cerebral em 2; I.A.M. em 1; choque cardiogênico em 1; septicemia em 1; S.A.R.A. em 1; dissecçao aguda de aorta com coagulopatia em 1. Nos pacientes mitro-aórticos: falência de múltiplos órgaos em 2; T.E.P. em 2; S.A.R.A. em 1; choque hemorrágico em 1; endocardite em 1. Concluímos haver correlaçao entre diagnóstico clínico e anatomopatológico em 36 pacientes, correspondendo a 82 por cento dos casos, sendo a principal causa de óbito o choque hemorrágico.

Uma observaçao importante:

ll (25 por cento) pacientes apresentavam alguma forma de hepatopatia crônica, nao diagnosticada anteriormente pelo estudo clínico-laboratorial, e que alguns pacientes que evoluíram em baixo débito. Nao explicado clinicamente, tiveram como achado anatomopatológico infarto subendocárdico.

More related