Câncer gástrico precoce: análise de 12 casos
Early gastric cancer: analysis of 12 cases

Rev. bras. cir; 82 (2), 1992
Publication year: 1992

Em publicaçäo anterior foram analisados 266 pacientes operados na Disciplina de Cirurgia de Aparelho Digestivo do HC da UFPA, dos quais nenhum caso de câncer gástrico precoce foi registrado. Os dois primeiros autores reuniram, de suas clínicas privadas, 158 casos de adenocarcinoma gástrico dos quais 12 eram precoce.

Os sintomas mais frequentes foram:

epigastralgia, emagrecimento e síndrome ulcerosa de longa evoluçäo. A duraçäo dos sintomas, exceto os da síndrome ulcerosa, foi, em média, de sete meses. O exame físico era normal em todos os pacientes. Para o diagnóstico, realizaram-se endoscopias digestivas altas em todos os pacientes e sete seriografias.

Todos os pacientes foram submetidos ao tratamento cirúrgico:

nove gastrectomias subtotais tipo B-II, duas gastrectomias totais em Y de Roux e uma gastrectomia subtotal tipo B-I. Só um paciente apresentou complicaçöes pós-operatórias (deiscência de anastomose esofagojejunal), indo a óbito. Nenhum paciente submeteu-se a tratamento rádio ou quimioterápico. O seguimento desses pacientes foi em média de 7 anos (1 mês a 12 anos). Säo tecidas consideraçöes sobre o diagnóstico do câncer gástrico precoce e comparada a presente com a literatura médica

More related