Morfologia e histoquímica de glicogênio e mucossubstâncias na próstata e glândulas bulbo-uretrais de Marmosa cinerea Temminck, 1824 (Marsupialia - Didelphidae)
Morphology, glycogen and mucosubstances histochemistry of the prostate and bulbo-urethral glands of the Marmosa cinerea Temminck, 1824 (Marsupialia - Didelphidae)
Rev. bras. ciênc. morfol; 7/8 (2/1), 1991
Publication year: 1991
Sao descritos os aspectos histológicos e a distribuiçao de glicogênio e mucossubstâncias na próstata e nos três pares de glândulas bulbo-uretrais (Cowper) de Marmosa cinerea, marsupial Didelphidae com ampla distribuiçao geográfica no Brasil. Os três segmentos prostáticos, cranial, médio e caudal, apresentam túbulos secretores disseminados na mucosa uretral e sao divididos em zonas externa, média e interna, de acordo com as características morfológicas e tintoriais do epitélio secretor. No segmento cranial, o epitélio secreta glicogênio e mucossubstâncias neutras. No segmento médio sao produzidas mucossubstâncias neutras e sialomucinas, sendo sugerido um mecanismo apócrino de secreçao neste segmento. O epitélio do segmento caudal produz glicogênio, mucossubstâncias neutras e proteínas. O par lateral de bulbo-uretrais é formado por túbulos secretores longos e ramificados, que produzem mucossubstâncias neutras. O par intermédio constitui-se de túbulo-ácinos revestidos por células com porçao apical expandida e que secretam mucossubstâncias neutras, sialomucinas e sulfomucinas. Os túbulo-ácinos do par medial sao tortuosos e suas células produzem mucossubstâncias neutras.