Análise do stress psíquico na competiçäo em jogadores de futebol de campo das categorias infantil e juvenil (15-18 anos)
Analysis of psychological stress in competition of soccer players in the infantile and juvenile categories (15-18 years old)
Rev. bras. ciênc. mov; 6 (4), 1992
Publication year: 1992
A competiçao apresenta para atletas jovens, os quais se encontram em fases sensíveis e críticas de desenvolvimento, uma situaçao de estresse psíquico. O estresse psíquico é definido como uma carga ou exigência excessivamente alta, a qual é vivenciada internamente como uma ameaça ou prejuízo físico, psíquico ou social. O objetivo desta pesquisa foi analisar os fatores estressantes e motivadores na competiçao de 51 jogadores de futebol de campo das categorias infantil e juvenil através do Teste de Carga Psíquica de FRESTER. Os fatores que mais desequilibram os jogadores jovens de futebol antes e durante a competiçao foram conflitos interpessoais, perturbaçoes psicovegetativas e comportamento prejudicial do juiz. O fator que mais estimulou os jogadores na competiçao foi a influência dos espectadores. Finalmente, os autores apresentam algumas recomendaçoes específicas para treinadores de futebol, entre elas; a transformaçao de fatores estressantes antes e durante a competiçao em fatores positivos e motivadores através do pensamento positivo.