Anticoncepção e esterilização tubária entre profissionais de enfermagem
Contraception and tubal sterilization among nursing profissionals

Rev. bras. ciênc. saúde; 1 (1/3), 1997
Publication year: 1997

O presente estudo, do tipo exploratório descritivo, teve como objetivo identificar os fatores pessoais, sócio-econômicos e culturais relacionados ao uso da esterilização entre profissionais de Enfermagem, bem como os métodos anticoncepcionais conhecidos e utilizados antes da realização da cirurgia . Foram aplicados 21 questionários junto às Enfermeiras e Auxiliares de Enfermagem da Clínica Obstétrica do Hospital Universitário Lauro Wanderley da UFPB, no período de trinta dias.

Os resultados obtidos configuram um alto percentual de profissionais esterilizadas e os principais motivos da opção por este método foram:

problemas de saúde, dificuldades sócio-econômicas e a ocorrência de múltiplas cesáreas. Quanto ao conhecimento e utilização dos métodos anticoncepcionais constatou-se que os mais conhecidos são o Contraceptivo Hormonal Oral- CHO e o Preservativo e os mais utilizados antes da esterilização foram o CHO e o método Ogino Knaus. Da análise dos resultados conclui-se que a opção pela esterilização está, predominantemente, subjugada a fatores alheios ao desejo reprodutivo da mulher e a responsabilidade pela anticoncepção é direcionada a esta, não havendo uma participação efetiva do homem

More related