Prevalência de traumatismo bucomaxilofaciais em João Pessoa-Paraíba-Brasil
Prevalence of oral and maxillo facial trauma in João Pessoa-Paraíba-Brazil

Rev. bras. ciênc. saúde; 6 (1), 2002
Publication year: 2002

Objetivo:

Avaliar a prevalência dos traumatismos bucomaxilofaciais correlacionando etiologia, faixa etária, gênero e localização das lesões nos pacientes submetidos a cirurgia no Hospital de Emergência e Trauma da Paraíba, no período de agosto de 2001 a fevereiro de 2002.

Metodologia:

foi empregada uma abordagem indutiva com procedimentos estatísticos e descritivos a técnica de pesquisa é a documental indireta com a utilização de prontuários dos pacientes atendidos entre agosto de 2001 e fevereiro de 2002. A amostra foi todas as fichas desse período que totalizam 306 prontuários.

Resultados:

mostram que as etiologias mais freqüentes são os acidentes de trânsitos com 40 por cento das ocorrências, as agressões físicas figuram como a 2§ mais freqüente com 32 por cento e as outras somadas são 28 por cento das ocorrências. As faixas etárias mais freqüentes são dos 21 aos 30 anos com 35 por cento, dos 31 aos 40 anos com 21,2 por cento e dos 11 aos 20 anos com 20 por cento. As áreas mais afetadas são o nariz com 107 casos, do complexo zigomático com 95 casos, dos alvéolos dentários com 59 casos. O gênero mais freqüente e o masculino com 83,3 por cento da amostra.

Conclusão:

os homens de meia idade entre 21 e 40 anos se envolvem em mais acidente de transito e agressão física que as mulheres, e que as áreas mais afetadas são o nariz, o complexo zigomático e alvéolos dentários pela sua posição anatômica na face. Em acréscimo, diante dos achados encontrados, observa-se a importância de medida educativa e preventiva para a população

More related