Prevalência das neoplasias das glândulas salivares em pacientes do Hospital do Câncer de Pernambuco
Study of the prevalence of salivary gland neoplasms in patients assisted at the Hospital do Cancer of Pernambuco

Rev. bras. ciênc. saúde; 6 (3), 2002
Publication year: 2002

Objetivo:

Realizar um estudo dos casos de neoplasias das glândulas salivares de pacientes atendidos no Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), durante o período de 1990 a 2000.

Material e Métodos:

Os dados clínicos foram revisados a partir de prontuários do arquivo médico do HCP, anotados em ficha padrão e posteriormente submetidos à análise estatística.

Resultados:

O adenoma pleomórfico foi a neoplasia mais freqüente (40,1 por cento), seguido pelo carcinoma epidermóide (14,3 por cento) e do adenoma monomórfico (8,5 por cento). A prevalência de neoplasias malignas foi significativamente mais alta entre os homens (46,9 por cento), do que entre as mulheres (34,3 por cento) (valor de p=0,018). Os pacientes acometidos por neoplasias benignas eram, em média, mais jovens que os pacientes acometidos por neoplasias malignas. A parótida foi o local mais acometido. As neoplasias das glândulas salivares menores foram mais comuns no palato.

Conclusão:

A falta de padronização de uma classificação para as neoplasias das glândulas salivares, bem como a dinâmica na evolução dessas classificações, dificultam os estudos retrospectivos sobre esse tema e são responsáveis por variações significativas entre os estudos

More related