Avaliação do estado nutricional entre pré-escolares na cidade de São Luís-Maranhão-Brasil
Evaluation of the nutritional status among pre-school children from the city of São Luís-Maranhão-Brazil

Rev. bras. ciênc. saúde; 6 (3), 2002
Publication year: 2002

Objetivo:

Verificar o estado nutricional em 1.056 crianças de 3 a 6 anos de idade, matriculadas em pré-escolas das zonas urbana e rural da cidade de São Luís - Maranhão - Brasil.

Material e Métodos:

Utilizou-se a antropometria para avaliação do estado nutricional, sendo que os dados de peso e estatura foram expressos segundo os indicadores antropométricos peso/idade (P/I) e estatura/idade (E/I). Para a classificação do estado nutricional, empregou-se o Percentil (P) com ponto de corte em P<10 (desnutrido); 10 menor ou igual P maior ou igual 90 (eutrófico); e P>90 (sobrepeso ou alta estatura). O tratamento estatístico foi executado empregando-se o teste não-paramétrico de Qui-quadrado (X²). Os achados também foram expostos descritivamente, por meio da apresentação dos dados em valores absolutos e percentuais. Considerou-se o nível de significância de 95 por cento (p<0,05).

Resultados:

Observou-se uma alta prevalência de desnutrição, bem como valores relativamente elevados de crianças com sobrepeso e alta estatura para a idade. O indicador antropométrico E/I apresentou os maiores índices de desnutrição entre as crianças estudadas, indicando a presença de desnutrição crônica. A desnutrição mostrou-se, ainda, estatísticamente influenciada pela localização das pré-escolas e pelo nível sócio-econômico da família das crianças.

Conclusão:

A desnutrição infantil constitui um grave problema de saúde e assume grandes proporções na cidade de São Luís - Maranhão - Brasil, segundo ambos os indicadores antropométricos estudados, sendo influenciada pela localização da moradia e pelo nível sócio-econômico da família da criança

More related