Avaliação de teste salivar microbiológico colorimétrico no risco à cárie dentária
Assessment of the colorimetric microbiological salivation test concerning the risk of tooth decay

Rev. bras. ciênc. saúde; 6 (3), 2002
Publication year: 2002

Objetivos:

O presente estudo verificou o desempenho do teste salivar colorimétrico. No Caries (NC) em relação a variáveis clínicas (indicadores de saúde bucal) e laboratorial (contagem de S. mutans).

Material e Métodos:

o NC avalia o risco bacteriologico da cárie dentária e o alto cuidado bucal através da identificação qualitativa de S. mutans (Sm) e N. bucalis (Nb) apresentando o diagnóstico em 4 categorias: A, B, C e D significando: A - positivo para Sm e Nb; B - negativo para Sm e positivo para Nb; C - positivo para Sm e negativo para Nb e D - negativo para Sm e Nb. Utilizou-se uma amostra de 21 escolares coletando-se indicadores de biofilme dentário (IHOS e Índice de O'Leary), de sangramento gengival (ISG) e amostra salivar para realização dos testes microbiológico e NC.

Resultados:

Os resultados indicaram para o NC: A = 9, B = 2, C = 5 e D = 5; para o microbiológico: Alto Risco = 2 e Baixo Risco = 19; para o IHOS: satisfatório = 6, regular = 13, deficiente = 2; para O'Leary: até 30 por cento das superfícies dentárias coradas = 2, de 31 por cento a 60 por cento = 5, acima de 60 por cento = 14; para o ISG: moderada = 8 e severa = 13. A análise estatística pelo Teste de correlação de Pearson apontou entre NC e microbiológico - ausência de correlação (r = 0,2294); entre NC e IHOS - ausência de correlação (r = 0,1809); entre NC e O'Leary - ausência de correlação (r = 0,0155); entre NC e ISG - correlação negativa (r = -0,01589).

Conclusão:

Conclui-se, nas condições do presente estudo, ausência de relação entre o diagnóstico obtido com o teste colorimétrico NC e as variáveis clínicas e laboratorial

More related