Conhecimento sobre endocardite infecciosa entre alunos de odontologia
Knowledge on infectious endocarditis among students of dentistry

Rev. bras. ciênc. saúde; 6 (3), 2002
Publication year: 2002

Objetivo:

Identificar o grau de conhecimento sobre Endocardite Infecciosa (EI) entre alunos de dois cursos de graduação em Odontologia do Estado da Paraíba.

Material e métodos:

A amostra foi composta por 156 alunos, sendo 111 do Curso A (CA) e 45 do Curso B (CB). A metodologia compreendeu uma abordagem indutiva com procedimento comparativo e estatístico e técnica de observação extensiva indireta, tendo como instrumento um questionário interrogando sobre: procedimentos odontológicos que podem causar EI; aspectos morfológicos e patologias predisponentes; profilaxia e sugestões para melhorar a prática profissional.

Resultados:

Estão apresentados em percentuais. Relataram conhecimento sobre o que é EI (CA 90,9 por cento - CB 95,5 por cento); consideram a EI uma patologia grave (CA 98,1 por cento - CB 100 por cento); tinham conhecimento que procedimentos odontológicos poderiam causar EI (CA 76,5 por cento - CB 84,4 por cento); quais preocedimentos poderiam causar EI, mais freqüentes (CA exodontia 24,2 por cento - CB cirurgia e periodontia 23,8 por cento); procedimentos profiláticos mais recomendados (CA E CB profilaxia antibiótica 36,7 por cento e 63,9 por cento respectivamente); consideram as informações obtidas como suficientes para a prática profissional (CA 5,4 por cento e CB 12,1 por cento).

Conclusão:

O grau de conhecimento sobre EI entre alunos das duas instituições é satisfatório

More related