Tempo de Uso e Higiene das Próteses em Portadores de Estomatite Protética
Time of Use and Hygiene Level of Dentures in Sufferers of Denture Stomatitis

Rev. bras. ciênc. saúde; 7 (1), 2003
Publication year: 2003

Objetivo:

Verificar o tempo de uso e o nível de higienização de prótese mucossuportadas em pacientes portadores de estomatite protética e sua possível correlação com a idade e a escolaridade.

Amostra:

constituída de 60 pacientes usuários de próteses, com diagnóstico clínico de estomatite protética.

Material e Métodos:

a pesquisa utilizou método de observação direta, sendo realizada na Disciplina de Clínica Integrada do Curso de Odontologia.

Resultados:

a faixa etária dos pacientes variou de 19 a 69 anos, sendo que quanto a escolaridade, 55 por cento tinham o 1§ grau, 28,4 por cento cursaram o 2§ grau, 5 por cento tinham o 3§ grau e 11,6 por cento eram analfabetos. O nível de higiene das próteses, foi considerado satisfatório em 23,3 por cento e insatisfatório em 76,7 por cento. Quanto ao tempo de uso das próteses 58,3 por cento com até 5 anos e 41,7 por cento com mais de cinco anos. Pela análise estatística (Testes Exato de Fisher) observou-se significância entre tempo do uso e nível de higiene da prótese, bem como entre escolaridade e nível de higiene da prótese (p<0,05). As próteses com até 5 anos de uso apresentaram 65,7 por cento com nível de higiene considerado insatisfatório e com mais de 5 anos, 86,7 por cento, insatisfatório. Para as relações entre idade, tempo de uso e nível de higiene não houve significância estatística.

Conclusão:

a estomatite protética está relacionada ao maior tempo de uso da prótese e ao nível insatisfatório de higiene. Sugere-se que estes fatores possam estar relacionados ao grau de escolaridade, bem como ao desconhecimento das normas de higiene, além da falta de orientação de profissional quanto à durabilidade das próteses

More related