Introducão de Alimentos Complementares no Primeiro Ano de Vida
Introduction of Supplementary Food in the First Year of Life

Rev. bras. ciênc. saúde; 7 (2), 2003
Publication year: 2003

Objetivo:

Avaliar a prática da introdução de alimentos complementares em crianças menores de 1 ano, atendidas na Creche Escola da Universidade Federal da Paraíba.

Material e Métodos:

Foram estudadas 111 crianças na faixa etária de 0 a 12 meses de idade. Foi aplicado, junto às mães ou responsáveis pelas crianças, um questionário para obtencão dos dados das crianças e da dieta do desmame.

Resultados:

Atesta-se que um percentual elevado (54,0 por cento) de pré-escolares com renda mais ou menos 5 salários mínimos. Verifica-se também posturas positivas das mães, quanto à prática do aleitamento materno em 92,8 por cento, destas 77,4 por cento praticavam aleitamento materno exclusivo. A frequência de consumo de feijão, carnes e peixes foram de 14,4 por cento, 6,3 por cento e 8,1 por cento respectivamente. Encontrou-se uma alta frequência de uso de leite artificial (39,6 por cento), suco (33,3 por cento) e papa de frutas (14,4 por cento) entre o 1° e 3° mês de vida, independente de prática do aleitamento materno. Conduta correta foi observada quanto a introducão de alimentos entre o 3°e o 6°mês, excetuando-se a gema de ovo inserida precocemente, conduta igualmente correta quando aos alimentos introduzidos a partir do 6° mês, excluindo-se as raízes e/ou tubérculos, inseridos tardiamente e a clara de ovo precocemente.

Conclusão:

O acompanhamento das crianças durante o 1°ano de vida, uma orientacão nutricional correta sobre aleitamento materno e introdução de novos alimentos é de grande importância para a mãe e, por conseguinte para as crianças

More related