Atividade Antimicrobiana de Fluorquinolonas sobre Staphylococcus Aureus Hospitalares
Antimicrobial Activity of Fluoroquinolones on Nosocomial Staphylococcus Aureus

Rev. bras. ciênc. saúde; 7 (2), 2003
Publication year: 2003

Objetivos:

Determinar a atividade antimicrobiana in vitro das fluorquinolonas: ciprofloxacina, lomefloxacina, norfloxacina e ofloxacina sobre amostras de Staphylococcus aureus de origem humana hospitalar isoladas no Estado da Paraíba, Brasil.

Material e Métodos:

Foram utilizadas no presente trabalho 37 amostras de S.aureus de origem humana hospitalar, obtidas a partir de pacientes internados no Hospital Universitário Lauro Wanderley/UFPB (João Pessoa-Paraíba-Brasil). A determinação da concentração inibitória mínima (CIM), foi realizada utilizando-se o método da diluição em placas (NCCLS, 1988).

Resultados:

Das 37 amostras estudadas, duas apresentaram resistência à ciprofloxacina e lomefloxacina e norfloxacina (CIM maior ou igual 8 µg.ml­¹) e apenas uma apresentou resistência às quatro fluorquinolonas ensaiadas (CIM maior ou igual 16 µg.ml­¹). As amostras foram resistentes a meticilina.

Conclusão:

As fluorquinolonas apresentaram uma potente atividade antimicrobiana sobre as amostras estudadas, tanto nas linhagens de S. aureus sensíveis à meticilina (MSSA), quanto nas resistentes à meticilina (MRSA). Os achados denotam a importância e a necessidade da avaliação periódica dos padrões de resistência a antibióticos no âmbito hospitalar, o que implicará em uma melhor conduta da antibioticoterapia contribuindo para a diminuição do surgimento de resistência a antibióticos

More related