Acurácia do teste de clements para avaliaçäo da maturidade pulmonar fetal em gestantes com doença hipertensiva específica da gestaçäo
Accuracy of Clements' test for evaluation of fetal lung maturation in preeclamptic patients

Rev. bras. ginecol. obstet; 20 (5), 1998
Publication year: 1998

Objetivos:

determinar sensibilidade, especificidade e valor preditivo positivo e negativo do teste de Clements para avaliação da maturação pulmonar fetal na DHEG.

Métodos:

foi realizado um estudo prospectivo para validação de técnica diagnóstica, envolvendo 163 gestantes (com idade gestacional entre 28-34 semanas) internadas no IMIP com diagnóstico de DHEG (leve, grave, pura ou superposta) e indicação de pesquisa de maturidade pulmonar fetal. O diagnóstico de DHEG e suas formas clínicas foi realizado de acordo com os parâmetros propostos pelo "National High Blood Pressure Working Group", 1990. O teste de Clements foi realizado em três tubos, considerando-se para análise os resultados positivos, intermediários e negativos (em relação à presença ou não de maturação pulmonar fetal). Os parâmetros de acurácia já descritos foram calculados levando em consideração a real incidência de doença da membrana hialina (maturidade positiva = ausência de doença) ao nascimento. A análise dos dados foi realizada em Epi-Info 6.04, utilizando-se o teste X2 de associação e considerando-se um nível de significância de 5 por cento.

Resultados:

para determinação da acurácia do método, foram considerados os resultados intermediários como positivos ou negativos. Quando estes foram considerados positivos, determinou-se uma sensibilidade de 87,9 por cento e uma especificidade de 74,5 por cento, valor preditivo positivo e negativo de respectivamente 89,4 por cento e 71,4 por cento, com uma acurácia de 84 por cento. Em se analisando como negativo esses resultados intermediários, a sensibilidade caiu para 62 por cento, ao passo que a especificidade elevou-se para 89,4 por cento, com um valor preditivo positivo de 93,5 por cento e valor preditivo negativo de 51,2 por cento (acurácia em torno de 70 por cento). Os resultados falso-positivos foram raros e em geral associados à hipoxia neonatal: somente 5 (6.5 por cento) de 77 recém-nascidos com Clements positivo apresentaram DMH após o nascimento. No entanto, os resultados falso-negativos foram freqüentes, em torno de 40 por cento os resultados negativos/intermediários.

More related