Efeitos do uso crônico do difosfato de primaquina sobre a prenhez da rata
Chronic effects of primaquine diphosphate on pregnant rats

Rev. bras. ginecol. obstet; 20 (9), 1998
Publication year: 1998

Objetivo:

estudar a açäo crônica do difosfato de primaquina sobre a prenhez da rata albina.

Métodos:

foram utilizadas sessenta ratas prenhes divididas, ao acaso, em seis grupos numericamente iguais. O grupo I recebeu diariamente, por gavagem, 1 ml de água destilada desde o dia zero até o 20º dia de prenhez (controle). As ratas dos demais grupos também receberam diariamente, por gavagem, durante o mesmo período, sempre o volume de 1 ml, contendo, soluçäo gradualmente mais concentrada de difosfato de primaquina: 0,25 mg/kg de peso, grupo II; 0,50 mg/kg de peso, grupo III; 0,75 mg/kg de peso, grupo IV; 1,5 mg/kg de peso, grupo V e 3,0 mg/kg de peso, grupo VI. Os pesos maternos foram considerados no dia zero e no 7º, 14º e 20º dias de prenhez, quando as matrizes foram sacrificadas.

Resultados:

nossos resultados mostraram que o difosfato de primaquina, nas dosagens utilizadas näo interferiram em nenhuma das variáveis por nós consideradas, isto é, ganho de peso materno, peso das ninhadas, peso individual médio dos fetos, peso do conjunto das placentas e peso individual médio das placentas, número de implantaçöes, número de placentas e número de fetos, quando comparados com o grupo controle. Näo houve, também, nenhum caso de reabsorçäo, malformaçöes, mortalidade materna ou óbito intra-uterino, em qualquer dos grupos estudados.

Conclusäo:

nas condiçöes por nós estabelecidas näo há contra-indicaçäo para o uso contínuo do difosfato de primaquina durante a prenhez da rata.

More related