Avaliaçäo ultra-sonográfica e urodinâmica em pacientes com incontinência urinária
Ultrasonographic and urodunamic evaluation of patients with urinary incontinence

Rev. bras. ginecol. obstet; 21 (1), 1999
Publication year: 1999

Objetivos:

avaliar a concordância entre os diagnósticos urodinâmico e ultra-sonográfico de incontinência urinária, bem como correlacionar as variáveis de ambos os exames.

Metodologia:

foram selecionados 381 pacientes com perda de urina, entre as atendidas no Setor de Uroginecologia e Cirurgia Vaginal da Disciplina de Ginecologia da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de Säo Paulo. Todas foram submetidas a estudo urodinâmico, seguindo a padronizaçäo da Sociedade Internacional de Continência, e ultra-sonografia do colo vesical, com transdutor endovaginal de 6 MHz. No estudo urodinâmico, medimos a pressäo máxima de fechamento uretral (PMFU) e obtivemos o diagnóstico etiológico da perda de urina. As mulheres foram agrupadas segundo diagnóstico urodinâmico em incontinência urinária de esforço, instabilidade do detrusor e incontinência urinária mista. Na ultra-sonografia, foram avaliados a posiçäo do colo vesical em relaçäo à borda inferior da sínfise púbica e sua mobilidade e os diâmetros da uretra e do colo vesical.

Resultados:

1) o colo vesical, quando em repouso, esteve mais freqüentemente acima da borda inferior da sínfise púbica e, durante o esforço, abaixo ou na sua altura nos três grupos; 2) a mobilidade do colovesical foi semelhante nos grupos; 3) näo houve correlaçäo significante entre PMFU e diâmetro da uretra e do colo vesical, tanto em repouso quanto ao esforço.

Conclusäo:

a ultra-sonografia do colo vesical é sempre cpmplementar à avaliaçäo clínica e ao estudo urodinâmico.

More related