Fatores de risco para recidiva após tratamento de lesöes provocadas pelo HPV no trato genital feminino
Risk factors for relapse of HPV - induced lesions of the Female Genital Tract

Rev. bras. ginecol. obstet; 21 (4), 1999
Publication year: 1999

Objetivos:

avaliaçäo de fatores de risco [grau da lesäo e associaçäo com o vírus da imunodeficiência adquirida tipo 1 (HIV-1) e gestaçäo] para recidiva após tratamento de lesöes provocadas pelo papilomavírus humano (HPV) no trato genital feminino.

Material e métodos:

foram avaliadas 70 pacientes com diagnóstico clínico, colposcópico e citológico de infecçäo pelo HPV. O seguimento clínico foi de no mínimo 6 meses após o tratamento inicial, possibilitando avaliar os resultados terapêuticos. Neste grupo, 26 pacientes eram grávidas, sendo 12 com sorologia positiva para o HIV-1. As 44 pacientes restantes encontravam-se fora do período gravídico-puerperal, sendo que destas, 14 eram contaminadas pelo HIV-1. Segundo os critérios citológicos as lesöes de colo foram classificadas em alteraçöes associadas ao HPV ou neoplasia intra-epitelial cervical (NIC) graus I (lesöes de baixo grau) ou NIC II/III (lesöes de alto grau). A análise estatística foi realizada pelo teste exato de Fisher com nível de significância para p<0,05.

Resultados:

das pacientes grávidas HIV-1 negativas, tivemos 87,5 por cento de recidiva quando a lesäo estava em colo-vagina, e nenhum caso quando de lesöes vulvo-perineais. Já as pacientes grávidas com sorologia positiva apresentam 100 por cento de recidiva independente do sítio de lesäo. Nos casos de pacientes näo-grávidas, HIV negativas, tivemos 24 e 20 por cento de recidiva nos sítios colo-vagina e vulvo-perineais, respectivamente, ao passo que nas pacientes HIV positivas, as recidivas foram de 87,5 e 100 por cento respectivamente para estes mesmos sítios. As lesöes associadas a NIC apresentam maior freqüência de recidivas com o aumento do grau da NIC e e um efeito sinérgico com a associaçäo com o HIV-1 e gravidez.

Conclusöes:

a taxa de recidiva de lesöes induzidas por HPV em mulheres tratadas é alta; a associaçäo com a gravidez, com o HIV e o aumento do grau das lesöes intra-epiteliais säo fatores sinérgicos no determinismo da falha terapêutica. O sítio de implantaçäo das lesöes induzidas por HPV só tem significado prognóstico fora da associaçäo com HIV.

More related