Influência da glândula pineal sobre a ingestäo de água e NaCl em ratas normais e Ooforectomizadas
Influence of oophorectomy and pinealectomy on walter and NaCl ingestion by adults rats

Rev. bras. ginecol. obstet; 21 (6), 1999
Publication year: 1999

Objetivo:

avaliar a influência da pineal sobre a ingestäo de água e de NaCl em ratas normais e ooforectomizadas.

Métodos:

utilizaram-se 48 (n=48) ratas adultas, divididas ao acaso em quatro grupos: GI - mantidas sem manipulaçäo, servindo como controle (n=20); GII - submetidas à ooforectomia bilateral (n=8); GIII - submetidas à pinealectomia (n=12); GIV - submetidas à ooforectomia bilateral e à pinealectomia (n=8). A seguir, todos os animais foram mantidos em gaiolas individuais; após três semanas. Determinou-se diariamente a fase do ciclo por esfregaço vaginal e anotou-se diariamente o volume ingerido de água e NaCl a 0,25 M, por aproximadamente três meses.

Resultados:

1) as ratas submetidas somente à pinealectomia apresentaram maior frequência da fase de estro, sendo que algumas entraram em estado de estro permanente; 2) o consumo de líquidos (água e soluçäo salina) näo se alterou durante as diferentes fases do ciclo estral; 3) as ratas do grupo submetido à ooforectomia tiveram maior consumo de água, sendo que a pinealectomia nesses animais restabeleceu o consumo normal da ágia; 4) os animais ooforectomizados e os ooforectomizados e pinealectomizados mostraram reduçäo do consumo médio de soluçäo salina.

Conclusöes:

os dados obtidos sugerem que a glândula pineal poderia modular a açäo dos esteróides ovarianos sobre a ingestäo de sal e água em ratas adultas.

More related