Lesões induzidas por papilomavírus humano em parceiros de mulheres com neoplasia intra-epitelial do trato genital inferior
Papillomavírus-induced lesion in partners of women with intraepithelial neoplasia of the lower genital tract

Rev. bras. ginecol. obstet; 21 (8), 1999
Publication year: 1999

Objetivos:

pesquisar a presença de lesões induzidas por papilomavírus (HPV) e os fatores associados em parceiros de mulheres com neoplasia intra-epitelial genital.

Métodos:

foram avaliados 337 homens por meio de citologia uretral, peniscopia e biópsia, quando necessário. Analisou?se a presença de lesäo induzida por HPV correlacionando-a com a idade, escolaridade, tabagismo, estabilidade conjugal, início da atividade sexual, número de parceiras, antecedente de doença sexualmente transmissível (DST), postectomia, imagens peniscópicas e grau das lesões nas mulheres.

Resultados:

a peniscopia foi positiva em 144 homens (42,7 por cento) a 105 (31,2 por cento) apresentaram lesões induzidas por HPV. Somente o tabagismo, a estabilidade conjugal menor ou igual a seis meses e o antecedente de mais de uma parceira sexual estiveram associados com a presença de lesäo induzida por HPV (p<0,05). A citologia uretral foi suspeita para HPV em 4,2 por cento dos casos, sendo este achado significativamente associado com tabagismo, peniscopia ou biópsias positivas e com parceiros de mulheres com lesäo de alto grau. Das 229 biópsias realizadas, 72,1 por cento foram positivas para HPV, independentemente da imagern peniscópica e do grau de lesäo na mulher.

Conclusões:

as lesões induzidas por HPV foram diagnosticadas em 31,2 por cento dos casos e estiveram associadas com o tabagismo, tempo de uniäo conjugal menor ou igual a seis meses e mais de uma parceira sexual. O grau de lesäo na mulher, escolaridade, antecedence de DST, postectomia a imagem peniscópica näo se mostraram correlacionados com a presençaa de lesäo induzida por HPV

More related