Correlaçäo entre estadiamento clínico e cirúrgico de pacientes com carcinoma invasor
Correlation between clinical and surgical staging of patients with invasive vulvar carcinoma

Rev. bras. ginecol. obstet; 21 (9), 1999
Publication year: 1999

Objetivos:

avaliar a correlaçäo entre o estadiamento clínico do câncer de vulva e o estadiamento cirúrgico, conforme a recomendaçäo da Federaçäo Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO 95).

Pacientes e métodos:

foram estudados 66 casos de carcinoma invasor de vulva atendidos consecutivamente entre 1977 a 1997, em nosso Serviço. Todas as pacientes foram inicialmente estadiadas clinicamente, verificando-se o tamanho e a localizaçäo da lesäo vulvar e o envolvimento ganglionar inguinal, bem como a extensäo da lesäo para outros órgäos. Destas 66 pacientes, 44 submeteram-se a tratamento cirúrgico, sendo que 34 puderam ser estadiadas conforme recomendaçäo da FIGO 95.

Resultados:

entre as 34 pacientes nas quais se realizou o estadiamento clínico e o cirúrgico, verifrcou-se 50 por cento (17 casos) de concordância a 50 por cento (17 casos) de discordância. Nos casos discordantes, o estádio cirúrgico foi superior em 13 (76,5 por cento) e inferior em 4 (23,5 por cento). O estádio clínico I foi reestadiado como estádio cirúrgico II em 2 casos (22,2 por cento) e III em 1 caso (11,1 por cento). O estádio clínico III tornou-se estádio cirúrgico I em 1 caso (12,5 por cento) e II em 3 casos (37,5 por cento).

Conclusäo:

o estadiamento cirúrgico foi capaz de detectar casos de invasäo ganglionar näo verificados pelo exame clínico, assim como excluir casos falso positivos. A concordância em apenas 50 por cento dos casos mostra que o estadiamento clínico é insuficiente para pacientes com câncer da vulva

More related