Diagnóstico do oligoâmnio pela ultra-sonografia: uso de diferentes medidas do maior bolsão comparadas ao ILA
Diagnostic capacity of oligohydramnios by ultrasound using different measures os the maximum pool depth of amniotic fluid in comparison to AFI

Rev. bras. ginecol. obstet; 22 (1), 2000
Publication year: 2000

Objetivo:

comparar a capacidade de diagnosticar oligoâmnio pela ultra-sonografa por meio de diferentes valores do maior bolsão de Iíquido amniótico, em comparação ao índice de líquido amniótico (ILA), em gestantes normais, de 36 a 42 semanas de gestação.

Métodos:

realizou-se um estudo descritivo de validação de método diagnóstico, incluindo 875 gestantes normais. Mediante um exame ultra-sonográfico obstétrico de rotina, foi feita a medida do maior boIsão de líquido amnitico para o diagnóstico de oligoâmnio, utilizando como padrão-ouro o índice de líquido amniótico. Os dados foram analisados por meio do cálculo da sensibilidade e da especificidade da medida do maior bolsão de líquido amniótico, utilizando os diferentes pontos de corte de 10, 20 a 30 mm, em comparação aos valores normais do índice de líquido amniótico determinados peIos percentis 2,5 e 10 nas respectivas idades gestacionais.

Resultados:

a medida do maior bolsão de Iíquido amniótico apresenta baixa sensibilidade para diagnosticar oligoâmnio quando se adotam os pontos de corte 10 e 20 mm, a boa sensibilidade e especificidade quando se adota 30 mm, quando comparadas as medidas do índice de líquido amniótico nos percentis 2,5 e 10 da curva normal. A sensibilidade e especificidade da medida do maior bolsão são melhores, quando se adota o ponto de corte de 30 mm para diagnosticar oligoâmnio em comparação ao percentil 2,5.

Conclusões:

a capacidade de diagnosticar oligoâmnio pela medida do maior bolsão é satisfatória apenas com o ponto de corte em 30 mm

More related