Efeitos do tamoxifeno e dos estrogênios conjugados no epitélio mamário de ratas em estro permanente
Effects of tamoxifen and conjugated estrogens om the mammary epithelium of rats in persistent estrus

Rev. bras. ginecol. obstet; 22 (1), 2000
Publication year: 2000

Objetivo:

avaliar as alterações morfológicas e morfométricas produzidas pelo tamoxifeno e pelos estrogênios conjugados no epitélio mamário de ratas em estro permanente.

Métodos:

foram utilizadas 33 ratas adultas, induzidas a estro permanente com 1,25 mg de propionato de testosterona e divididas ao acaso em três grupos: GI - que receberam apenas água, servindo como controle (n = 12); Gll - tratadas com 500 mg de tamoxifeno diariamente (n=10); Glll - tratadas com 30 mg de estrogênios conjugados ao dia (n=11). O primeiro par mamário abdômino-inguinal dos animais foi extirpado e processado para estudo morfológico e morfométrico. Os dados foram analisados estatísticamente pela análise de variância por postos de Kruskal-Wallis (p < 0,05).

Resultados:

o estudo morfológico revelou sinais de atrofia epitelial e o estudo morfométrico exibiu redução estatisticamente significante do número médio de ductos e alvéolos nos grupos II (10,1 e 1,9, respectivamente) e III (11,1 e 3,5, respectivamente) em relação ao grupo I (25,0 e 6,6, respectivamente). Não houve diferença estatística entre os grupos II e III.

Conclusões:

os resultados deste estudo indicam que tanto o tamoxifeno como os estrogênios conjugados, nas doses e no tempo utilizado, produziram atrofia no epitélio mamário de ratas em estro permanente

More related