Papel da histerossonografia no estudo da cavidade uterina em pacientes com sangramento uterino anormal
Role of sonohysterography in the evaluation of the uterine cavity in patients with abnormal uterine bleeding

Rev. bras. ginecol. obstet; 22 (5), 2000
Publication year: 2000

Objetivo:

determinar o papel da histerossonografia na avaliação das anormalidades da cavidade uterina, em pacientes com sangramento uterino anormal, selecionadas previamente pela ultra-sonografia transvaginal.

Métodos:

foram selecionadas 48 pacientes na menacme e pós-menopausa, portadoras de sangramento uterino anormal e anormalidades da cavidade uterina, diagnosticadas inicialmente pela ultra-sonografia transvaginal. Todas as pacientes se submeteram à histerossonografia e, posteriormente, aos métodos "padrão ouro", a histeroscopia e/ou histerectomia. As histerossonografias foram avaliadas por dois diferentes médicos e os diagnósticos confrontados.

Resultados:

a histerossonografia mostrou ter alta sensibilidade e especificidade no diagnóstico das patologias benignas da cavidade uterina. Na presença de pólipo a sensibilidade e a especificidade do método foram, respectivamente, de 100 e 97 por cento, seguido do mioma submucoso cuja sensibilidade e especificidade foram, respectivamente, de 83 e 100 por cento. Já na hiperplasia endometrial e no endométrio normal a sensibilidade e especificidade foram de 100 por cento. Diagnosticamos 33 casos de pólipos, 13 casos de miomas submucosos, quatro casos de hiperplasia endometrial e três casos normais na análise dos métodos "padrão ouro". Houve alta correlação entre os diagnósticos dados pelos dois examinadores.

Conclusões:

a histerossonografia mostrou ser um exame reprodutível, com alta sensibilidade e especificidade no diagnóstico das patologias benignas da cavidade uterina em pacientes com sangramento uterino anormal.

More related