Densidade mineral óssea de mulheres na pós-menopausa com e sem antecedente de histerectomia com conservaçäo ovariana bilateral
Bone mineral density in postmenopausal women with and without previous hysterectomy with bilateral ovarian conservation

Rev. bras. ginecol. obstet; 22 (8), 2000
Publication year: 2000

Objetivo:

avaliar a densidade mineral óssea de mulheres na pós-menopausa com o antecedente cirúrgico de histerectomia com conservaçäo ovariana bilateral, realizada no menacme, comparadas a um grupo de mulheres com menopausa natural, näo-histerectomizadas.

Métodos:

tratou-se de um estudo de corte transversal, com 30 mulheres histerectomizadaas no menacme, avaliadas na pós-menopausa, comparadas a 102 mulheres menopausadas naturalmente, sendo realizado a densitometria óssea (Lunar DPX).

Resultados:

as médias etárias, índice de massa corporal, cor da pele, tabagismo, escolaridade, menarca, paridade e antecedente de laqueadura tubária foram semelhantes nos grupos estudados. A comparaçäo das médias da densidade mineral óssea e do T-score da coluna lombar foram analisadas pelo teste t de Student e também näo mostraram diferenças estatísticas.

Conclusäo:

estes resultados sugerem que a histerectomia com conservaçäo ovariana bilateral, realizada em mulheres no menacme, näo parece ocasionar reduçäo adicional da massa óssea, quando avaliadas na pós-menopausa.

More related