Fatores associados ao material insuficiente em punçäo aspirativa por agulha fina nos nódulos sólidos da mama
Factors related to insufficient material in fine needle aspiration cytology of solid breast tumors

Rev. bras. ginecol. obstet; 23 (10), 2001
Publication year: 2001

Objetivo:

analisar alguns fatores que possam estar associados à ocorrência de material insuficiente nos aspirados da punçäo aspirativa por agulha fina (PAAF).

Pacientes e Métodos:

foram estudadas 351 citologias de pacientes com nódulos sólidos da mama, submetidas a PAAF, como parte de sua investigaçäo diagnóstica. As lâminas foram analisadas por um único citologista, que classificou os esfregaços como malignos, suspeitos, benignos ou material insuficiente para diagnóstico. Foram avaliados a idade da paciente, o tamanho do tumor, o estádio clínico, o Serviço, o dispositivo utilizado na punçäo e o tipo de lesäo puncionada, de acordo com a histologia. A significância de cada variável em relaçäo ao material insuficiente foi testada pelo c².

Resultados:

houve 67 esfregaços classificados como material insuficiente (19 por cento). O tipo de dispositivo utilizado, o tamanho do tumor, o Serviço e o estádio clínico das lesöes näo se relacionaram à quantidade de material suficiente ou insuficiente. A idade da paciente e o tipo histológico influenciaram a taxa de material insuficiente, sendo que as pacientes abaixo de 50 anos tiveram uma taxa de 12 por cento, comparada a 30 por cento daquelas acima de 50 anos (p<0,03). Quanto à histologia, nas pacientes com alteraçöes funcionais benignas da mama, a taxa de material insuficiente foi de 30 por cento, seguida daquelas com carcinoma ductal infiltrante, 20 por cento, e, no fibroadenoma, 12 por cento (p<0,02).

Conclusäo:

esse estudo mostrou uma taxa de material insuficiente relativamente alta (19 por cento), a qual foi influenciada pela idade da paciente e pelo tipo histológico da lesäo

More related