Avaliaçäo da velocidade média na aorta torácica descendente em fetos com anemia
Measurement of the mean blood velocity in the descending thoracic aorta in anemic fetuses

Rev. bras. ginecol. obstet; 23 (10), 2001
Publication year: 2001

Objetivo:

verificar se existe correlaçäo significativa entre a velocidade média na dopplerfluxometria da artéria aorta torácica descendente e o grau de anemia fetal.

Métodos:

estudo prospectivo, transversal, no qual foram analisados 66 fetos de gestantes isoimunizadas, em que se realizou a cordocentese para a realizaçäo de transfusöes intra-uterinas pela via intravascular (66,7 por cento). Nos fetos que foram submetidos à transfusäo intra-uterina pela via intraperitoneal, ou naqueles casos em que näo houve necessidade de tratamento intra-uterino (33,3 por cento), a determinaçäo da concentraçäo de hemoglobina do cordäo foi realizada pela punçäo do cordäo umbilical, no momento da interrupçäo da gestaçäo. Neste grupo de fetos estudados, foi realizado exame dopplerfluxométrico da artéria aorta torácica descendente, sendo calculada a velocidade média de fluxo. Foi realizado estudo de associaçäo entre as variáveis. Foram também calculados os valores de sensibilidade, especificidade, valores preditivos positivo e negativo.

Resultados:

observou-se correlaçäo significativa e inversa entre a velocidade média na artéria aorta torácica descendente e o nível de hemoglobina fetal. A velocidade média na dopplerfluxometria da artéria aorta torácica descendente apresentou sensibilidade de 47,5 por cento para anemia fetal moderada (Hg<10 g/dL), com o teste exato de Fisher apresentando valor de p<0,01, e de 54,5 por cento para anemia fetal grave (Hg<7,0 g/dL), com um valor de p=0,01.

Conclusöes:

houve associaçäo significativa entre a velocidade média na aorta torácica descendente e o grau de diagnóstico de anemia fetal

More related