Centralizaçäo da circulaçäo fetal em gestaçöes de alto risco: avaliaçäo da vitalidade fetal e resultados perinatais
Redistribution of fetal circulation: assessment of fetal well-being and perinatal outcome in high risk pregnancies

Rev. bras. ginecol. obstet; 23 (3), 2001
Publication year: 2001

Objetivos:

analisar, nas gestaçöes de alto risco com diagnóstico de centralizaçäo da circulaçäo fetal, os resultados perinatais e a avaliaçäo da vitalidade fetal de acordo com a dopplervelocimetria da artéria umbilical (AU).

Métodos:

foram estudadas 717 gestantes de alto risco avaliadas pelo Setor de Vitalidade Fetal da Clínica Obstétrica do HC-FMUSP. Todas foram submetidas aos exames em períodos de até 72 horas que antecederam o parto. Foram excluídas as gestaçöes múltiplas e as com diagnóstico de malformaçöes fetais. A centralizaçäo foi caracterizada de acordo com o valor do índice de pulsatilidade (IP) da ACM (IP abaixo do 5§ percentil para a idade gestacional = fetos com centralizaçäo). A dopplervelocimetria da AU foi classificada como alterada quando a relaçäo A/B foi superior ao percentil 95 para a idade gestacional.

Resultados:

nas gestantes com dopplervelocimetria da AU normal (560 pacientes - 78,1 por cento), observamos correlaçäo apenas entre a centralizaçäo e a cardiotocografia suspeita ou alterada (17,1 por cento). Nas gestantes com dopplervelocimetria da AU alterada (157 pacientes - 21,9 por cento) as médias dos seguintes parâmetros foram significativamente menores no grupo com centralizaçäo (105 casos - 66,9 por cento): peso do recém-nascido (1810,5ñ769,3g), idade gestacional (34,4ñ3,6 sem) e pH no nascimento (7,20ñ0,1). Houve também, neste grupo, correlaçäo significativa entre a centralizaçäo e alteraçöes na cardiotocografia (57,2 por cento) índice de Apgar de 1§ minuto inferior a 7 (43,8 por cento) e 5§ minuto inferior a 7 (12,4 por cento).

Conclusöes:

o diagnóstico da centralizaçäo da circulaçäo fetal pela dopplervelocimetria da ACM é significativo apenas em gestaçöes que cursam com algum grau de insuficiência placentária, näo se relacionando com piora dos resultados perinatais em gestantes com funçäo placentária normal.

More related