Acetado de medroxiprogesterona de depósito como anticoncepcional injetável em adolescentes
Depot medroxyprogesterone acetate as an injectable contraceptive for adolescents

Rev. bras. ginecol. obstet; 23 (3), 2001
Publication year: 2001

Objetivos:

acompanhar a incidência de efeitos colaterais e aceitabilidade (taxa de continuidade) do acetato de medroxiprogesterona de depósito (DMPA) como contraceptivo injetável trimestral em adolescentes do nosso meio.

Método:

quarenta adolescentes (70 por cento) iniciaram o uso do DMPA, tendo sido acompanhadas por uma média de 14,2 meses. As queixas espontâneas, as alteraçöes menstruais, dados do exame físico e exames laboratoriais foram coletados e analisados pelos testes de Wilcoxon e McNemar.

Resultados:

as queixas mais freqüentes foram cólica (16,6 por cento) e cefaléia (15,2 por cento). Os padröes menstruais predominantes foram o spotting e a oligomenorréia. Näo foi observada variaçäo significativa da pressäo arterial sistólica durante o acompanhamento, mas houve uma ligeira queda nos níveis da pressäo arterial diastólica, no limite da significância. Näo houve alteraçöes significativas da glicemia de jejum, e foi observada uma tendência ao aumento da taxa de hemoglobina. O ganho do peso (média de 3,9 kg em 12 meses) e a irregularidade menstrual (70 por cento em qualquer retorno) foram os principais motivos para a desistência do método. Vinte e sete pacientes foram acompanhadas por 12 meses e a taxa de continuidade nessa época foi de 81,48 por cento.

Conclusäo:

o acetato de medroxiprogesterona de depósito mostrou-se um contraceptivo satisfatório para as adolescentes.

More related