Fatores que influenciam os resultados do tratamento näo-medicamentoso das mastalgias cíclicas
Factors that influence the outcome of the nonpharmacological treatment of cyclical mastalgias

Rev. bras. ginecol. obstet; 23 (8), 2001
Publication year: 2001

Objetivo:

avaliar fatores que possam influenciar os resultados do tratamento näo-medicamentoso (orientaçäo verbal) em mulheres com mastalgia cíclica.

Métodos:

conduzimos um estudo do tipo experimental näo controlado com uma amostra de 128 mulheres com uma história clara de mastalgia cíclica, tratadas com orientaçäo verbal. Uma escala analógica visual da dor foi usada antes e após tratamento, a fim de avaliar a sua gravidade, e classificamos as mastalgias em graus I (leve), II (moderado) e III (intensa), de acordo com a intensidade da dor. Usamos também o Cardiff Breast Score (CBS) modificado para avaliar a resposta clínica ao tratamento. A análise dos dados foi feita com o teste do X² (Epi-Info 6.04).

Resultados:

verificamos que fatores como paridade, menarca, idade do primeiro parto a termo e amamentaçäo näo influenciaram significativamente (p=0,19, p=0,31, p=0,80 e p=0,54, respectivamente) os resultados do tratamento näo-medicamentoso (orientaçäo verbal). Por outro lado, quando levamos em consideraçäo a idade, observamos que 26 (78,8 por cento) pacientes com 40 anos ou mais de idade foram mais beneficiadas com a orientaçäo verbal, com diferença estatisticamente significante (p=0,01) quando comparadas aos grupos mais jovens.

Conclusäo:

fatores reprodutivos como paridade, menarca, idade do primeiro parto a termo e amamentaçäo näo influenciaram os resultados do tratamento näo medicamentoso (orientaçäo verbal). O fator idade, especificamente, influenciou significativamente os resultados.

More related